10 produtos que possuem data de validade mas ninguém conhece

10 de janeiro de 2017 / EM: Notícias /Sem Comentário

Atenção para os objetos que você tem em casa: alguns podem até ser prejudiciais para sua saúde e segurança!

É muito fácil de perceber quando um alimento já passou da sua data de validade: ele assume outras formas, cores e cheiros. Estamos sempre consultando essas datas, seja em casa ou nos corredores do supermercado, uma vez que elas estão bem estampadas nas embalagens dos produtos.

No entanto, existem alguns itens que, apesar de não contarem com uma data de validade, também vão perdendo seus efeitos e propriedades com o passar do tempo.

Atenção: é importante você ter conhecimento de quais são esses objetos! Máscaras de cílios e aparelhos de barbear, por exemplo, podem desenvolver diversas bactérias depois de um tempo de uso. Já o protetor solar, por sua vez, simplesmente deixa de proteger a sua pele quando sua validade já expirou, podendo levar a queimaduras.

Confira a lista que preparamos e dê uma boa olhada nas coisas que você tem na sua casa. Será que já não está na hora de fazer algumas substituições?

01. Temperos

O prazo de validade de temperos secos vai depender de como eles são armazenados e de quais tipos são. Depois de um tempo eles podem ir, aos poucos, perdendo seu sabor. Na média, esse prazo vai de 2 a 3 anos.

02. Esponjas de banho

Por causa de sua umidade e falta de iluminação, o banheiro muitas vezes é o local ideal para o crescimento de bactérias. Nas esponjas de banho isso não é diferente. O recomendado é que você faça substituições a cada mês, no máximo. E lembre-se de higienizar e secar as esponjas que já possui em uso – se possível diariamente.

03. Protetor solar

Depois de ter contato com água, com areia e com mãos gordurosas, a embalagem do protetor solar pode ir apagando a data de validade. Então é bom você saber quando foi que comprou o produto: as propriedades que protegem sua pele dos raios solares duram até três anos, podendo variar de marca para marca.

04. Batons

Sim, nossas preciosas maquiagens também contam com prazos de validade. Fique de olho especialmente em máscaras de cílios e batons. Bactérias podem se criar em tubos de rímel abertos em pouco mais de três meses. Já os batons costumam mudar de consistência depois de dois anos. Já sabe: se estiverem com cheiro diferente e textura estranha, não use mais.

05. Bebidas alcoólicas

Diferente dos vinhos, que envelhecem com o passar do tempo, bebidas alcoólicas que permanecerem fechadas não irão se alterar. No entanto, garrafas abertas começam a sofrer alterações no sabor depois de um ano. Uma dica é manter as garrafas – tanto abertas quanto fechadas – em um local refrigerado.

06. Água sanitária

Água sanitária e produtos de limpeza, de forma geral, começam a ter perda de potência depois de três meses. Isso não é um problema para a limpeza de casa, mas vale lembrar que o poder desinfetante não será mais o mesmo.

07. Lâminas descartáveis

Como o próprio nome sugere, as lâminas utilizadas para fazer barba e depilação são descartáveis. Mas você sabe depois de quanto tempo de uso? Fique de olho: para evitar proliferação de bactérias, o ideal é utilizar uma lâmina por semana – ou trocar a cada três ou quatro utilizações. E, além disso, evite usar a mesma lâmina que outras pessoas.

08. Tênis de corrida

Na prática de esportes é importante que você tenha um tênis que amorteça o peso do seu corpo e não cause lesões. Depois de alcançar certa quantidade de quilometragem – entre 400 e 500 km -, os tênis começam a perder essa resistência, o que pode significar uma carga adicional às suas articulações, sendo prejudicial.

09. Repelente de insetos

Muito úteis, especialmente nos períodos de temperaturas elevadas e férias, os repelentes perdem sua efetividade por volta de dois anos após sua data de fabricação. Não deixe que os insetos vençam você, tenha anotado quando foi que você comprou o produto!

10. Extintor de incêndio

Você não quer comprometer a sua segurança e nem da sua família, não é mesmo? A maioria dos extintores de incêndio não expira por um tempo que pode ir de 5 a 15 anos, dependendo do seu tipo. Porém, fendas na mangueira ou problemas na pressão podem afetar seu funcionamento. É importante verificar esses detalhes com periodicidade.

Uma boa dica é você manter um arquivo – pode ser no celular ou no computador – com a data que adquiriu seus produtos e qual o prazo de validade sugerido para eles.

 

Fonte: dicas de mulher

Você também vai gostar de:

Deixe seu comentário

Email (Não será publicado)