Menstruação com coágulos de sangue: o que pode ser? Entenda

14 de maio de 2015 / EM: corporal, Saúde /17 Comentários

mulher7

É muito comum mulheres terem dúvidas em relação ao aparecimento de coágulos na menstruação. Afinal, estes coágulos podem significar alguma doença?

Quais são as causas dos coágulos no sangue durante a menstruação? Este artigo ajudará a esclarecer essas e algumas outras dúvidas.

O ciclo menstrual é um processo natural de limpeza do útero, que a cada mês se prepara para receber a gravidez. Neste ciclo, quando não há ovulação (fecundação por espermatozoide), todo o revestimento interno (endometrial) é expelido e o útero se prepara para um novo ciclo.

Os coágulos podem aparecer uma única vez ou esporadicamente. Não é normal que todas as mulheres eliminem coágulos na menstruação, mas, não necessariamente esta situação indique que algo errado esteja acontecendo. No entanto, os coágulos podem acontecer por causas absolutamente naturais, mas também por outros motivos como o surgimento de miomas ou a chegada do climatério

Você ja conhece o absorvente internoA   Qual mulher nunca interrompeu suas atividades físicas, como pedalar ou  nadar, porque se sentiu impossibilitada de fazer qualquer atividade durante a  menstruação? Sem contar que neste período, muitas mulheres sentem o  desejo de transar, evite manchas e desconfortos com este absorvente fofinho,  seu parceiro nem irá perceber! A novidade promete solucionar o problema das  mulheres modernas – clique aqui para ver a novidade!

 

Por que a menstruação vem com pedaços?

menstruacao-com-pedaco-de-sangue-coagulado-2 “Pedaços” de    sangue nada  mais  são do  que partes  do  tecido do  endométrio  que  se solta  segundo  os  ginecologistas,  os pedacinhos  de  sangue são  partes  do endométrio,  que se descola  naturalmente do  útero da mulher  para que ocorra a  menstruação. A menstruação vem da descamação do tecido que fica dentro do útero e isso acontece com todas as mulheres, é natural. O que acontece de diferente para que o sangue venha com coágulos é a quantidade de sangue. Pode ser que a eliminação do endométrio venha maior ou menor intensidade, dependendo da ação hormonal, para eliminar mais ou menos tecido endometrial.

Menstruação com sangue coagulado pode ser doença?

Quando o fluxo intenso acontece, o sangue acumula na cavidade da vagina e o que era líquido se transforma através de um mecanismo de coagulação natural. Isso não é uma patologia, é um mecanismo individual. Às vezes é de um ciclo que a mulher sangrou mais e veio com coágulo, mas depois não vem mais. Ou pode ter por característica acontecer sempre. De toda forma, esse não é um claro sinal de alguma doença.
Leia também: 20 perguntas sobre sexo que você nunca teve coragem de fazer

Causas das mudanças de fluxo

As alterações de fluxo que podem gerar os coágulos têm origens distintas. Entenda algumas possíveis causas capazes de influenciar no ciclo menstrual, aumentando ou diminuindo o fluxo, o que pode resultar no surgimento ou desaparecimento dos pedaços de sangue.

Alterações no fluxo da menstruação acontecem por alterações hormonais no corpo
Miomas – Existem mulheres com ciclo normal que, com a idade, passam a desenvolver miomas. Eles fazem com que haja uma dificuldade maior nas contrações naturais do útero. Com isso, a mulher pode sangrar por um período maior e também com intensidade maior, fazendo com que surjam os coágulos.

Menopausa – Nesse período, que costuma ter início nas mulheres por volta dos 40 anos, acontecem alterações hormonais que podem fazer a formação de tecido endometrial ficar anormal. Com isso, algumas passam a ter sangramentos irregulares e muito intensos, que não respeitam o ciclo, e vêm acompanhados de coágulos.

Pílula anticoncepcional – A pílula tem uma carga de hormônio que influencia diretamente no fluxo sanguíneo. Mas, no caso, ela agiria de forma a eliminar os pedaços de sangue em mulheres que têm menstruações com essa característica. Quando a mulher toma pílula a camada do endométrio afina e a tendência é o sangramento diminuir, deixando de ter coágulos.
Leia também: Novo anticoncepcional masculino garante efeito por até 10 anos

Preciso procurar um médico? Há riscos?

Mesmo sem os coágulos indicarem nada grave, se eles se tornarem constantes, o melhor a ser feito é procurar por um médico. Isso porque somente um especialista poderá fazer os exames necessários para descobrir a causa da intensidade de eliminação de sangue durante a menstruação e, se necessário, tomar os cuidados necessários para evitar uma possível anemia causada pela eliminação intensa de sangue. Esse seria o possível risco de uma menstruação com pedaços de sangue, desenvolver uma anemia, já que essa característica indica uma grande perda de sangue no período menstrual.
Leia também: Higiene íntima da mulher – Mitos e verdades

Se este artigo te ajudou a entender o processo de coágulo no ciclo menstrual deixe o seu comentário abaixo

Você também vai gostar de:

17 Comment

  1. sim me ajudo pois desde 41 anos teve um almento no meu fluxo mestrual e com coagulos .

  2. entendi tudo sobre o assunto,inclusive isso acontece comigo no meu fluxo menstrual tenho anemia e ressentimente a ginecologista diagnosticou que eu estou com começo de miomas.

  3. Muito interessante.

  4. Meu fluxo era normal e depois ficou intenso com coagulo e derrepente não veio mais 8 meses e não é gravidez

  5. Ajudou-me bastante. Tenho um fluxo bem intenso e sempre acompanhados desse coágulo. Fiquei mais aliviada com a informação. Obrigada.

Deixe seu comentário

Email (Não será publicado)