Truques com bolas de tênis para aliviar dor muscular e tensão

Poucas horas de sono, metrô lotado ou o tempo demais dentro do carro, as horas inacabáveis sentado numa cadeira desconfortável de escritório na frente do computador… a agitação da vida cotidiana pode levar a problemas nas costas, pescoço e joelhos. Mas há algo que você pode fazer a respeito e só precisa de uma coisa: bolas de tênis!

Use-as para fazer exercícios simples sempre que possível e talvez você consiga evitar uma visita ao fisioterapeuta ou ao quiroprático. Veja o vídeo a seguir para saber como:

1. Dor no pescoço

Depois de horas olhando para a tela do computador, a dor no pescoço é quase inevitável. Para relaxar os músculos dessa área, deite com as costas no chão e coloque duas bolas (de preferência dentro de um saco ou meia) na base do seu crânio (embaixo do pescoço), deixando sua cabeça repousar sobre elas. Fique parado nessa pose por um minuto. Lentamente, faça movimento de “sim” com a cabeça por um minuto, depois movimente a cabeça de um lado para o outro, fazendo movimento de “não”. Repita isso por mais um minuto também. Finalmente, movimente a sua cabeça para um lado, faça o movimento de “sim” várias vezes. Repita do outro lado. Continue alternando os lados por 1-2 minutos.

2. Dor nas costas

Para aliviar a pressão nos músculos das costas causada pela má postura ao sentar ou ficar em pé o dia inteiro, tente o seguinte exercício: deitado, coloque duas bolas de tênis em suas costas (ao comprido), entre o cóccix e as costelas (não coloque direto na espinha!). Depois, movimente as costelas para os dois lados, para que as bolas rolem, massageando o local. Se você quiser, você pode colocar as bolas em uma meia para que elas não saiam rolando por aí.

Respire fundo e repita por 5 minutos. Você vai notar o alívio de tensão na região e se sentir muito melhor.

3. Dor nos quadris

A dor no seu quadril normalmente aparece quando você usa sapatos desconfortáveis, como sapatos de salto alto, por exemplo, ou quando fica sentada por muito tempo. Para aliviar a dor, deite-se no chão, coloque uma bola de tênis embaixo de um lado do quadril e use-a como apoio. Quando você tiver encontrado o ponto de equilíbrio, faça movimentos circulares com o quadril 12 vezes, lentamente, em uma direção, e depois na outra. Quando terminar, passe a bola para o outro quadril e repita.

4. Dor nos ombros

Aliviar a tensão nos ombros é muito simples: deite de costas no chão e coloque a bola de tênis atrás de um dos ombros. Comece a movimentar os ombros em todas as direções. Faça isso por 3 minutos de cada lado e você vai notar que os músculos relaxam quase que instantaneamente.

5. Músculos da perna e articulação do joelho

Se você notar que seus joelhos estão doloridos, este exercício vai te ajudar: sentado, dobre um joelho e coloque a bola atrás dele. Dobre a perna, de maneira que você pressione a bola entre a panturrilha e a coxa, como se estivesse tentando esmagar a bola. Conte até 10 e relaxe. Repita de 8 a 10 vezes. Depois, passe para o outro joelho.

6. Zona de reflexo do pé

A dor nos pés é muito comum e afeta o corpo como um todo. Para aliviar a dor, coloque uma bola sob o arco do pé, se apoie em uma cadeira para manter o equilíbrio e mantenha o calcanhar no chão, jogando o peso sobre ele. Respire fundo algumas vezes, de 30 segundos a um minuto.

Depois, lentamente, movimente o pé de um lado para o outro, para que a bola role massageando seu arco. Repita por 1-2 minutos. Depois, role a bole de baixo para cima, do calcanhar aos dedos por 1-2 minutos, e repita o mesmo exercício com o outro pé.

7. Massagem na mão

Usar o mouse do computador diariamente é uma das causas principais das dores nas mãos. Sentando no chão, coloque uma mão sobre uma bola. Coloque a sua outra mão sobre esta, exercendo pressão, e “esmague” a bola, jogando o seu peso em cima dela. Fique nessa posição por um minuto, enquanto respira fundo. Depois, movimente a mão de um lado para o outro, e depois para cima e para baixo, fazendo o formato de um asterisco na palma da sua mão por três minutos. Repita com a outra mão.

Apesar de, no início, as bolas de tênis serem um pouco desconfortáveis e duras, depois de fazer esses exercícios você vai notar que os seus músculos ficarão muito mais relaxados, e você vai conseguir encarar a sua rotina com toda a energia que ela requer.

Assista ao vídeo completo e tire possíveis dúvidas:

Quem diria que as bolas de tênis podiam fazer tudo isso?
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